
A alimentação noturna feita de forma imprópria não favorece uma boa digestão. Durante o sono, o organismo trabalha com velocidade reduzida, o que pode tornar o processo incômodo e mal feito. Recomendo que a refeição mais saudável para o período noturno seja mais leve, com alimentos cozidos e feita com pouca gordura – substância que é digerida de forma lenta e difícil.
A hora mais propícia: O horário ideal para que a última refeição seja realizada é cerca de duas horas antes de dormir. Observe que isso depende bastante do tipo de alimento consumido. Um copo de leite ou de refresco pode ser consumido até 30 minutos antes de dormir, pois é digerido rapidamente. Um prato com arroz, feijão, carne e guarnição requer mais horas. Assim, ele deve ser consumido algumas horas antes do sono.
Lanche ou janta?: Muitas pessoas ficam em dúvida quanto à substituição do jantar pelo lanche. Ressalto que não há problema em lanchar em vez de jantar. Mas lembra que o lanche deve ser o mais colorido possível, já que quanto mais colorido, mais vitaminado, logo, mais saudável.
Dicas importantes para quem se preocupa com o que come durante a noite: Para aqueles que preferem lanchar em vez de jantar, o ideal é que façam uma refeição em que o queijo ou um alimento protéico de origem animal substitua a carne. O colorido é essencial, pois a salada tem minerais e vitaminas. O pão integral é mais nutritivo, já que contém muitas fibras e estas aceleram a digestão. A sopa, sem carne, também é uma ótima pedida. O suco de frutas, bem colorido, substitui as vitaminas dos legumes.