As vitaminas são compostos orgânicos presentes nos alimentos. Como são necessárias em pequenas quantidades, esses elementos são denominados micronutrientes. Com poucas exceções, o corpo não consegue produzir vitaminas, de modo que elas precisam ser consumidas na dieta.Ao contrário da crença popular, as vitaminas não fornecem energia para o corpo. Como catalisadoras, fazem parte do sistema de enzimas necessárias para liberação de energia a partir de proteínas, gorduras e carboidratos. As vitaminas também são necessárias para a formação de eritrócitos, hormônios e material genético, e para manter o funcionamento adequado do sistema nervoso. As vitaminas são classificadas como hidrossolúveis ou lipossolúveis.
As vitaminas hidrossolúveis são absorvidas diretamente na corrente sanguínea e movem-se livremente dentro das células. Como não existe reservatório dessas vitaminas, é necessário que sejam consumidas diariamente na dieta. O excesso é excretado na urina. Exemplos de vitaminas hidrossolúveis são:
- Vitamina B1 (tiamina)
- Vitamina B2 (riboflavina)
- Vitamina B3 (niacina)
- Vitamina B6 (piridoxina)
- Vitamina B12 (cobalamina)
- Vitamina C (ácido ascórbico)
- Biotina
- Fotalto (ácido folico)
- Ácido pantotênico.
As vitaminas lipossolúveis são absorvidas junto com a gordura pela sistema linfático e pela corrente sanguínea. Na corrente sanguínea, essas vitaminas precisam ligar-se a lipoproteínas para serem transportadas. O excesso de vitaminas lipossolúveis é armazenado no fígado e no tecido adiposo, portanto, essas vitaminas não precisam ser consumidas diariamente. As vitaminas lipossolúveis são:
- Vitamina A (retinol)
- Vitamina D (calciferol)
- Vitamina E (Tocoferol)
- Vitamina K (menadiona).
